Projetos

PREFEITURA DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL












Curso de capacitação:
Atendimento Educacional Especializado para o Aluno com Surdez






















Marabá- PA
2007


















Equipe de Elaboração

Noelini Nazaré R. S. Costa
Coord. Dept° Educação Especial

Iracelma Silva Costa
Pedagoga

Suelene Miranda de Sousa
Pedagoga


















I-        Justificativa:
Na atual perspectiva de Atendimento Educacional especializado para o aluno com surdez, da Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC, o processo educacional, para este alunado, deverá ocorrer na modalidade bilíngüe, ou seja, o ensino da Língua de Sinais ( Língua materna da pessoa com surdez) e ensino da língua portuguesa ( Língua oficial do país), Desta forma, é competência dos sistemas de ensino viabilizar condições que garantam  esta modalidade de ensino.
A língua brasileira de sinais- LIBRAS e a língua portuguesa são as línguas que permeiam a educação de surdos e se situam políticamente enquanto direito.
A aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é uma forma de garantir da leitura  e escrita da língua portuguesa pelo aluno surdo.
O ensino da língua de sinais e o da língua portuguesa, de forma consciente, é um modo de promover o processo educativo.


II-       Objetivos:
Geral:
Capacitar o Professor para o Atendimento educacional especializado.

Específicos:
·                        Capacitar o professor para o aprendizado (Curso Básico) da língua brasileira de sinais - LIBRAS);
·                        Orientar o professor quanto ao processo educacional bilíngüe do aluno surdo; e
·                        Capacitar o professor para o desenvolvimento do processo de alfabetização do aluno surdo na língua portuguesa.

III-     Metodologia:
A metodologia será interativa, o curso será desenvolvido utilizando-se as seguintes dinâmicas como:
Dramatização
Conversação
Diálogo
Dinâmicas de grupo

IV-    Conteúdo programático:

·                        Introdução ao processamento auditivo
·                        Aspetos gerais do Atendimento Educacional Especializado para o aluno
Surdo
·                        Aspectos gerais do processo educacional bilingue do aluno surdo
·                        O processo de alfabetização na língua portuguesa e LIBRAS
·                        Os parâmetros da LIBRAS
·                        Os classificadores na LIBRAS
·                        Aspectos a ser explorado no ensino da LIBRAS
·                        Algumas diferenças
·                        Tradução / interpretação de frases e textos
·                        Música em LIBRAS
·                        Substantivos
·                        Verbos
·                        Numerais
·                        Adjetivos


V-           Operacionalização

Período: 12/ 09 a 12/12/2007
Horário: 08h as 12 h
Local: Casa do professor de Marabá

VI-    Recursos humanos

·                        Ministrantes
·                        Instrutores surdos
·                        Professores do A.E.E.
·                        Equipe de apoio
·                        Técnicos do Departamento de Educação Especial

VII-   Recursos materiais

·                        Papel 40Kg
·                        Xérox de apostilas
·                        Data-show, CPU
·                        Televisão e DVD
·                        Pincel atômico
·                        Cola branca
·                        Canudos de Refrigerante
·                        Tesoura
·                        Lápis de cor
·                        Fita durex
·                        Papel chamequinho
·                        Canetas hidrográficas
·                        Grampeador
·                        Canetinha

VIII – Avaliação

Será realizada durante a capacitação observando-se o desempenho e o interesse dos participantes.


IX - Cronograma de Execução
 
DATA
                           CONTEÚDO
ATIVIDADES
    RECURSOS
12-09

·         Aspectos Gerais sobre o AEE para o aluno com surdez.


Palestra expositiva
Exposições de slides
Apresentação de vídeo
Apresentação de textos
Data-show
TV/ DVD
Textos
19-09
·         Audição e Deficiência Auditiva - orientações básicas;
·          O processo Educacional Bilíngüe;
·          O processo de alfabetização na LIBRAS e Língua Portuguesa

Palestra expositiva
Exposições de slides
Apresentação de vídeo
Apresentação de texto
Data-show
TV/ DVD
Textos
Livro
26-09
·         Os parâmetros na LIBRAS;
·         Os classificadores na LIBRAS;
·         Exercício manual;
·         Alfabeto/ número;
·         Expressão facial;
·         Frases funcionais;
·         Dias da semana
Palestra expositiva
Apresentação de vídeo
Exercícios em dramatização
Construção em Frases
Vídeo ( MEC)
Textos
TV/ DVD
Textos
03-10
·             Posição diante do aluno surdo;
·             Material escolar ( utilidade);
·             Disciplina; e verbo.
Palestra expositiva
Apresentação de vídeo
Exercícios com material concreto
TV/DVD
Figuras
Material escolar
10-10
·             Pronomes;
·             Tipos de frases
               - Forma afirmativa
               - Forma interrogativa
               - Forma exclamativa
             Forma negativa
·             Características pessoais - dinâmica das mãos);
·             Revisão ( dinâmica da caixa surpresa).
Palestra expositiva
Dinâmicas
exercícios
gravuras
cartões
textos
17-10
·            Estrutura das palavras;
              - Simples-apenas um sinal
              - composta-dois ou mais sinais simples
              - facial-movimento somente da frase
·            (Antônimo – sinais opostos;
·            Música - Alguém Especial.
Palestra Expositiva
Dinâmicas
Diálogo Simples


   24-10
·            Figura Geométrica;
·            Cores;
·            Pessoas e Famílias;
·            Diálogo.



31-10
·             Música: Alguém Especial;
·             Cálculo Matemático ( soma, subtração, multiplicação e divisão);
·             Alimentos;
·             Sistema monetário;
·             Frases

Palestra Expositiva
Apresentação de texto/ frases
Exposição de aula por disciplina
Música

TV/ DVD
Textos
Car4tolina
cola
lápis de cor
livros disciplinas
07-11
·                 Frutas;
·                 Situação ( escola, ônibus, rua);
·                 Diálogo;
·                 música. 
Palestra Expositiva
Apresentação e construção de frases e diálogo
música
gravuras
TV/ DVD
Quadro magnético
14-11
·         aula expositiva ( professor- aluno);
·         Revisão aula anterior- frutas, frutas, alimentos e verbo;
·         Frases;
·         Animais.


Apresentação das aulas
Exercício fixação
Libras para português ( Frases)
Dramatização
cartazes
gravuras
Cartão em libras
materiais
diversos
Quadro magnético
21-11
·         Sugestões de atividades para o ensino da língua portuguesa para surdos (professor-aluno);
·         Diálogo;
·         Revisão das aulas anteriores ( frutas, animais, verbo, alimento).
Exposição das atividades
Apresentação de textos
Exercício de fixação
Materiais diversos
texto
gravuras
TV/DVD
05-12

·         Venda de um imóvel
·         Diálogo
·         Formulação de frases
·         História de vida  ( Márcia e Leidiane)
·         Verbo
·         Revisão  ( sinais opostos )
Apresentação dos participantes          diálogo
Sugestão de atividades
Dramatização.            
        
Fichas com palavras.
12-12
·         Sugestões à flexibilidade do planejamento para a
Pessoa com surdez
·         Avaliação do curso
·         Entrega de certificados
·         .
·         Encerramento
·         Confraternização

Divisão por séries iniciais de conteúdo para um melhor AEE para a pessoa com surdez

Dinâmicas


Textos
Cartões com frases
Certificados