

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Curso de capacitação:
Atendimento Educacional Especializado para o Aluno com Surdez
Marabá- PA
2007
Equipe de Elaboração
Noelini Nazaré R. S. Costa
Coord. Dept° Educação Especial
Iracelma Silva Costa
Pedagoga
Suelene Miranda de Sousa
Pedagoga
I- Justificativa:
Na atual perspectiva de Atendimento Educacional especializado para o aluno com surdez, da Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC, o processo educacional, para este alunado, deverá ocorrer na modalidade bilíngüe, ou seja, o ensino da Língua de Sinais ( Língua materna da pessoa com surdez) e ensino da língua portuguesa ( Língua oficial do país), Desta forma, é competência dos sistemas de ensino viabilizar condições que garantam esta modalidade de ensino.
A língua brasileira de sinais- LIBRAS e a língua portuguesa são as línguas que permeiam a educação de surdos e se situam políticamente enquanto direito.
A aquisição dos conhecimentos em língua de sinais é uma forma de garantir da leitura e escrita da língua portuguesa pelo aluno surdo.
O ensino da língua de sinais e o da língua portuguesa, de forma consciente, é um modo de promover o processo educativo.
II- Objetivos:
Geral:
Capacitar o Professor para o Atendimento educacional especializado.
Específicos:
· Capacitar o professor para o aprendizado (Curso Básico) da língua brasileira de sinais - LIBRAS);
· Orientar o professor quanto ao processo educacional bilíngüe do aluno surdo; e
· Capacitar o professor para o desenvolvimento do processo de alfabetização do aluno surdo na língua portuguesa.
III- Metodologia:
A metodologia será interativa, o curso será desenvolvido utilizando-se as seguintes dinâmicas como:
Dramatização
Conversação
Diálogo
Dinâmicas de grupo
IV- Conteúdo programático:
· Introdução ao processamento auditivo
· Aspetos gerais do Atendimento Educacional Especializado para o aluno
Surdo
· Aspectos gerais do processo educacional bilingue do aluno surdo
· O processo de alfabetização na língua portuguesa e LIBRAS
· Os parâmetros da LIBRAS
· Os classificadores na LIBRAS
· Aspectos a ser explorado no ensino da LIBRAS
· Algumas diferenças
· Tradução / interpretação de frases e textos
· Música em LIBRAS
· Substantivos
· Verbos
· Numerais
· Adjetivos
V- Operacionalização
Período: 12/ 09 a 12/12/2007
Horário: 08h as 12 h
Local: Casa do professor de Marabá
VI- Recursos humanos
· Ministrantes
· Instrutores surdos
· Professores do A.E.E.
· Equipe de apoio
· Técnicos do Departamento de Educação Especial
VII- Recursos materiais
· Papel 40Kg
· Xérox de apostilas
· Data-show, CPU
· Televisão e DVD
· Pincel atômico
· Cola branca
· Canudos de Refrigerante
· Tesoura
· Lápis de cor
· Fita durex
· Papel chamequinho
· Canetas hidrográficas
· Grampeador
· Canetinha
VIII – Avaliação
Será realizada durante a capacitação observando-se o desempenho e o interesse dos participantes.
| CONTEÚDO | ATIVIDADES | RECURSOS | ||||
12-09 | · Aspectos Gerais sobre o AEE para o aluno com surdez. | Palestra expositiva Exposições de slides Apresentação de vídeo Apresentação de textos | Data-show TV/ DVD Textos | ||||
19-09 | · Audição e Deficiência Auditiva - orientações básicas; · O processo Educacional Bilíngüe; · O processo de alfabetização na LIBRAS e Língua Portuguesa | Palestra expositiva Exposições de slides Apresentação de vídeo Apresentação de texto | Data-show TV/ DVD Textos Livro | ||||
26-09 | · Os parâmetros na LIBRAS; · Os classificadores na LIBRAS; · Exercício manual; · Alfabeto/ número; · Expressão facial; · Frases funcionais; · Dias da semana | Palestra expositiva Apresentação de vídeo Exercícios em dramatização Construção em Frases | Vídeo ( MEC) Textos TV/ DVD Textos | ||||
03-10 | · Posição diante do aluno surdo; · Material escolar ( utilidade); · Disciplina; e verbo. | Palestra expositiva Apresentação de vídeo Exercícios com material concreto | TV/DVD Figuras Material escolar | ||||
10-10 | · Pronomes; · Tipos de frases - Forma afirmativa - Forma interrogativa - Forma exclamativa Forma negativa · Características pessoais - dinâmica das mãos); · Revisão ( dinâmica da caixa surpresa). | Palestra expositiva Dinâmicas exercícios | gravuras cartões textos | ||||
17-10 | · Estrutura das palavras; - Simples-apenas um sinal - composta-dois ou mais sinais simples - facial-movimento somente da frase · (Antônimo – sinais opostos; · Música - Alguém Especial. | Palestra Expositiva Dinâmicas Diálogo Simples | | ||||
24-10 | · Figura Geométrica; · Cores; · Pessoas e Famílias; · Diálogo. | | | ||||
31-10 | · Música: Alguém Especial; · Cálculo Matemático ( soma, subtração, multiplicação e divisão); · Alimentos; · Sistema monetário; · Frases | Palestra Expositiva Apresentação de texto/ frases Exposição de aula por disciplina Música | TV/ DVD Textos Car4tolina cola lápis de cor livros disciplinas | ||||
07-11 | · Frutas; · Situação ( escola, ônibus, rua); · Diálogo; · música. | Palestra Expositiva Apresentação e construção de frases e diálogo música | gravuras TV/ DVD Quadro magnético | ||||
14-11 | · aula expositiva ( professor- aluno); · Revisão aula anterior- frutas, frutas, alimentos e verbo; · Frases; · Animais. | Apresentação das aulas Exercício fixação Libras para português ( Frases) Dramatização | cartazes gravuras Cartão em libras materiais diversos Quadro magnético | ||||
21-11 | · Sugestões de atividades para o ensino da língua portuguesa para surdos (professor-aluno); · Diálogo; · Revisão das aulas anteriores ( frutas, animais, verbo, alimento). | Exposição das atividades Apresentação de textos Exercício de fixação | Materiais diversos texto gravuras TV/DVD | ||||
05-12 | · Venda de um imóvel · Diálogo · Formulação de frases · História de vida ( Márcia e Leidiane) · Verbo · Revisão ( sinais opostos ) | Apresentação dos participantes diálogo Sugestão de atividades Dramatização. | Fichas com palavras. | ||||
12-12 | · Sugestões à flexibilidade do planejamento para a Pessoa com surdez · Avaliação do curso · Entrega de certificados · . · Encerramento · Confraternização | Divisão por séries iniciais de conteúdo para um melhor AEE para a pessoa com surdez Dinâmicas | Textos Cartões com frases Certificados | ||||